Sobre o Prêmio e o Desafio

A primeira Edição do Prêmio e do Desafio Inova Oeste é uma iniciativa do Programa Oeste em Desenvolvimento (POD), por meio do Sistema Regional de Inovação (SRI) com o intuito de disseminar a cultura inovadora na região.

O InovaOeste têm como objetivos:

  • Fomentar a Ciência Tecnologia e Inovação na Região Oeste do Paraná.

  • Conhecer e reconhecer os esforços bem-sucedidos de inovação e soluções inovadoras em organizações públicas e privadas do Oeste do Paraná.

  • Fomentar e incentivar a cultura da inovação e práticas inovadoras e permitir a melhoria de desempenho de inovação das organizações públicas e privadas do Oeste do Paraná.

  • Potencializar parcerias e projetos de P&D&I a partir da plataforma de ativos de C&T e Oportunidades do SRI.

O Prêmio conta com o apoio das seguintes instituições:

  • Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE);

  • Fundação Parque Tecnológico Itaipu (FPTI);

  • Itaipu Binacional;

  • Fundação Araucária;

  • Instituto de Tecnologia Aplicada e Inovação (ITAI);e

  • Empresas dos diversos setores do Oeste do Paraná.

PROGRAMA OESTE EM DESENVOLVIMENTO - POD

O Programa Oeste em Desenvolvimento (POD) é uma ação de Governança Regional que busca promover o desenvolvimento econômico da região oeste do Paraná por meio de um processo participativo, fomentando no território a cooperação entre os atores, públicos e privados, para o planejamento e a implementação de estratégias de desenvolvimento integrada.

Lançado em 2014, o Programa Oeste em Desenvolvimento é uma iniciativa que une mais de 60 instituições públicas e privadas como a Itaipu Binacional, o Parque Tecnológico de Itaipu (PTI), o Sebrae/PR, o Sistema Cooperativo, a Caciopar, a Amop, a Emater, a Fiep, além de cooperativas e instituições de ensino superior.

O programa tem como objetivo promover o desenvolvimento econômico sustentável dos 54 municípios do oeste do Paraná por meio de ações integradas e com foco nas potencialidades regionais. Toda a ação tem como base as sete cadeias produtivas do território, também chamadas de exportadoras, pois recebem recursos e investimentos de outras regiões brasileiras e até do exterior. São elas: Cadeia de Frango, Cadeia do Leite, Cadeia de Suíno, Cadeia de Pescado, Cadeia de Grãos, Industria Metalmecânica e Turismo.

SISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO – SRI Oeste

Criado pelo Programa Oeste em Desenvolvimento, o Sistema Regional de Inovação do Oeste (SRI Oeste) objetiva promover um ambiente favorável à inovação por meio da cooperação para o desenvolvimento regional. O SRI Oeste atua em rede interagindo na região para a geração, difusão e utilização de tecnologias e inovação, estimulando a formulação de projetos, ações, soluções, negócios, políticas públicas e outras iniciativas que fortaleçam a inovação na região. No SRI Oeste estão presentes universidades, grandes e pequenas empresas, cooperativas e ICTs do Oeste do Paraná.